
Fóton Drops - Informativo sobre Usos da Tecnologia Multimidia - 001 - 11/07/2007
O PROFESSOR MANACORDA
O sábio professor romano Mario Manacorda, aos 93 anos, é um educador e intelectual brilhante. Atualmente, após cultuados livros publicadas no campo da Educação, escreve uma obra reflexiva de 1200 paginas sobre a história e a cultura esportiva presente nos clássicos da literatura mundial, desde a época da antiguidade, onde defende a idéia da coesão indissolúvel entre corpo e mente.
Você sabia que Shakespeare, Dante, Goethe e outras feras literárias falavam de esportes em suas obras?
Por ocasião do aninversário de 20 anos do Grupo de Estudos HISTEDBR, da Faculdade de Educação da Unicamp, Manacorda concedeu uma entrevista.
A entrevista virou DVD com livreto impresso. Para maiores informações, entre no site do Histedbr (www.histedbr.fae.unicamp.br).
(a Fóton foi responsável pelas cópias dos DVDs e editou o livreto impresso, bem como criou o site que congrega o resultado de 20 anos de pesquisa do Grupo)
DISCURSO AO PRESIDENTE DE UMA REPÚBLICA
Recentemente, uma empresa de engenharia brasileira procurou-nos para a produção de uma mensagem institucional ao presidente de um país. Como resultado final, criamos um DVD região 0 (zero) contendo um vídeo animado, sonorizado e narrado em idioma estrangeiro . É interessante notar que a multimídia foi usada como meio de persuasão e argumentação, para provar determinados pontos de vista. Trata-se de criar um verdadeiro curta-metragem para veicular uma proposta.
O que antes levaria meses para criar-se, hoje podemos fazer em cerca de 40 dias.
(partindo de um texto base, a Fóton foi responsável em criar completamente a mídia digital)
LAVADORAS VIRTUAIS
Outro trabalho interessante foi criarmos lavadoras virtuais para uma grande empresa de âmbito mundial do ramo de eletrodomésticos. O laboratório de usabilidade da empresa criou esquemas de lavadoras cujos painéis foram transformados em protótipos virtuais, segundo a lógica de funcionamento destas futuras máquinas. Posteriormente, demos suporte à instalação de um monitor com tecnologia "touch screen" (tão em moda com os iphones e outros i´s) onde as “donas de casas” são convidadas a testarem o funcionamento dos mesmos. No comportamento das futuras usuárias, descobre-se muita coisa. Lembre-se que a mesma lavadora será operada por uma pessoa que possue um MBA e por outra que mal conseguiu terminar o colégio primário.
Alguns protótipos vão para o "paredão" e são eliminados pelo "público". No final, resta apenas um vencedor, que será então fabricado em série.
Isto não é novidade e é muito aplicado na web, principalmente em países onde a divisão de rendas é mais equânime. Nestes, testes de usabilidades são feitos com usuários. Descobre-se, assim, que aquele botão de um site que você jurava que todo mundo iria entender como "home" alguns entendem como "sair" e outros ainda como "continuar comprando", enfim, transformar ícones e leds em mensagens lógicas nunca foi uma tarefa fácil.
É por isso que as vezes você compra aparelhos que não são intuitivos (os celulares, por exemplo, não costumam ser muito práticos...) e precisa ficar consultando manuais, menos praticos ainda, para ver se capta o que acontece nas teclas...
TV´S A CABO E SUAS SUTIS ADAPTAÇÕES
As TVs a Cabo foram criadas na década de 80 para, através de cabeamento, oferecer programação local, por exemplo, programas concernentes a uma determinada cidade ou região.
Posteriormente, pela qualidade do sinal, expandiu-se esta facilidade adiante, tornando-se um grande negócio.
O princípio básico seria: você paga para ser um assinante dos canais escolhidos e os recebe em sua casa, livre de interferências mas também de comerciais.
Aos poucos, os canais das TVs a Cabo estão ganhando um formato de TV via satélite, numa mudança sutil, paulatina... de introdução de propagandas na programação.
O que ocorre hoje em dia? Você encontra venda de aparelhos abdominais e extratores de sucos de frutas até em canais de documentários consagrados.
Pergunta: está correto isto? Você paga para ver-se livre de interferências e ainda leva, "de grátis", um montão de propaganda no meio de um filme ou de um programa sobre a extinção do urso polar?
Copyrights Fóton Multimídia 1997 - 2008 |
|