O gerenciamento do conteúdo do próprio site pode ser feito pelo cliente desde que ele possua tempo e disposição. O que a prática tem nos mostrado é que o cliente atravessa uma fase inicial de excitação, que, com o tempo, abaixa, devido ao fato que lançar conteúdos na Internet é uma tarefa que exige constância.
Embora uma tendência, criar gerenciadores de conteúdo para que o cliente possa interagir e lançar seu próprio conteúdo na web funciona até certo ponto, devendo ser avaliado se realmente o cliente terá recursos e equipe para tal. Portanto, se você pensa em criar um sistema de auto-gerenciamento, o primeiro passo é verificar o custo-benefício e a real dimensão de sua equipe realizar este serviço, do contrário, fica mais fácil e barato terceirizar este serviço com empresas como a Fóton.
Um content manager justifica-se a um cliente, em suma, que precisa de troca constantes em seu conteúdo, por exemplo, o site de uma agência de turismo que lança seus pacotes semanais. Uma boa sugestão é o cliente criar um blog e ver se consegue se adequar a tarefa de alimenta-lo com novos posts. Blogs em wordpress representam o que há de mais moderno em termos de content manager.
Veja abaixo algumas telas de um content manager personalizado.
Fale conosco para que possamos avaliar sua necessidade em gerir e cambiar o conteúdo do seu próprio site.